Abab Nino
Pesquisadora - Direito
Mestranda em Direito na PUC-Rio, dedicada à área de Teoria do Estado e Direito Constitucional. Como advogada popular, ela se destaca na defesa dos Direitos Humanos e na promoção da equidade racial e de gênero. Pesquisadora do projeto Direito em Pretuguês e participa ativamente do Programa de Extensão Encarceramento em massa de mulheres negras, visando promover o acesso à justiça.
Pesquisa
Amélia Zarife
Pesquisadora - História
Nascida e criada em Salvador, Amélia é graduanda em História pela Universidade Federal da Bahia. Em conjunto com o professor doutor Antônio Luigi Negro, já desenvolveu pesquisa sobre o mundo do trabalho brasileiro no pós-abolição e como legisladores brancos tentaram organizar a mão de obra negra brasileira; hoje, pesquisa João Ferreira de Araújo Pinho, representante da açucarocracia baiana e articulador de políticas de mão de obra no pós-abolição. Amélia também já exerceu a função de assistente de pesquisa audiovisual no Enigma da Energia Escura, série apresentada por Emicida.
Pesquisa
Ana flávia MAGALHÃES
Coordenadora de Pesquisa
Ana Flávia é uma historiadora renomada, com doutorado pela Unicamp e experiência em diversas áreas acadêmicas. Como professora adjunta na UnB, contribui para os programas de pós-graduação em História e Direitos Humanos. Suas pesquisas abrangem temas como imprensa negra, abolicionismo e experiências de liberdade na Diáspora Africana. É parte do GT Emancipações e Pós-Abolição @gtep_anpuh, integrante da rede @historiadorxsnegrxs e Diretora do Arquivo Nacional.
Pesquisa
Anita Pequeno
Pesquisadora - História
Doutora em Sociologia (UFPE), com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Mestre em Sociologia e formada com dupla-titulação em Ciências Sociais (UFPE) e em Sociologia (Universität Hamburg). Durante o mestrado, desenvolvi uma pesquisa sobre a história sociopolítica do cabelo crespo e seus significados para mulheres negras. Desde a graduação, estudo sobre a vida e o pensamento do abolicionista André Rebouças, trabalho que resultou na minha tese de doutorado.
Pesquisa
Bruna Portela
Pesquisadora - Direito
Professora do Departamento de Direito da PUC Rio. Doutora em Direito também pela PUC Rio e mestra em Direito pela UnB. Tem especial interesse nos cruzamentos entre direito e relações raciais, história social do direito e da justiça, criminologia e direito penal. Na universidade e no terceiro setor, atua com assessoria popular e produção de conhecimento.
Pesquisa
Bruno Amorim
Editor de Texto
Graduado em Letras pela UFRJ, atualmente cursando Pedagogia e pós-graduando em Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais (EPPTE/PPGE) na UnB, Bruno Amorim, quilombola e maranhense, é Professor de Língua Portuguesa, Copywriter e Revisor de Textos. Sua trajetória abrange pesquisas em sociolinguística e educação quilombola, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e em práticas pedagógicas decoloniais e multiculturais. Apaixonado por literatura desde a infância, é autor do livro “O menino de rua que se tornou um grande jogador de futebol”, disponível nas bibliotecas da ONG Vaga Lume.
Pesquisa
Fernanda Lima
Pesquisadora - Direito
Doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Professora do IDP. Coordenadora no programa “Seguimento e Implementação de compromissos nacionais e internacionais em Direitos Humanos fortalecidos” da Flacso/MCDH
Pesquisa
Inara Flora Firmino
Pesquisadora - Direito
Doutoranda na PUC-Rio em Teoria do Estado e Direito Constitucional, com ênfase em Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional. É pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV-Direito SP. Possui bacharelado e mestrado em Direito pela FDRP/USP. Sua pesquisa se centra na democratização de instituições do sistema de justiça a partir da agência política de mulheres negras.
Pesquisa
Itan Cruz
Pesquisador - História
Historiador, com doutorado e mestrado pela UFBA e UFF, respectivamente. Além de professor substituto no IHAC-UFBA, ele é autor do livro “Jogo de Damas - Amanda Paranaguá: memória, baianismo e poder na corte do Brasil e além, 1849-1931” (Edufba, 2022). Foi reconhecido com o Prêmio UFBA de tese (2022-2023) e é colunista no UOL, na Coluna Presença Histórica. Itan se destaca em estudos sobre História do Brasil Império e Primeira República, História Social das Elites e trajetórias de pessoas negras nos oitocentos, Reparação à população negra, entre outros temas relevantes da História Social e Política.
Pesquisa
Lucas Oliveira
Pesquisador - Direito
Professor de "Direito e Relações Raciais" e "Direito Internacional Público" na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do MBA de Diversidade e Impacto Social da Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG). Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio, elaborando tese provisoriamente intitulada "Uma história de Desordem e Regresso: uma genealogia em pretuguês da criminalização da homotransfobia no Brasil". Mestre (2022) em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio, defendendo a dissertação intitulada "Cara da desordem, corpo do regresso: rumo ao juízo final, as LGBTTQIA+ pretas descem do morro para julgar o tribunal". Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com período sanduíche na Temple University (TU), onde estudou a conquista de Direitos LGBTTI+ nos Estados Unidos da América. Pesquisador associado ao Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente da PUC-Rio (NIREMA), ao Direito em Pretuguês: Grupo de Pesquisa em Estudos Ladino-Amefricanos e Afrodiaspóricos e ao Grupo Terras e Lutas. Já trabalhou no Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas e no HOMA - Centro de Direitos Humanos e Empresas.
Pesquisa
Maria Júlia Santos
Pesquisadora - Direito
Com raízes na capoeira, atualmente mestranda em Direito Constitucional e Teoria do Estado na PUC-Rio. É pesquisadora no Grupo Direito em Pretuguês e no Grupo Terras e Lutas. Seus interesses de pesquisa incluem interseções entre direito, racismo, colonialidade, contra-colonialidade e direitos humanos. Sua pesquisa se centra nas resistências das comunidades de terreiro e de capoeira.
Pesquisa
Stephane Ramos
Pesquisadora - História
Stephane Ramos é Doutoranda em História Social pela Universidade de Brasilia, Mestra e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Visiting Fellow pela Harvard University (2022-2023), possui diversos artigos relacionados à História da educação negra no Brasil e arquivos familiares. Possui experiência profissional em organizações tais quais Mulheres Negras Decidem, Redes Maré, Iniciativa Pipa, Projeto NICA, além de trabalhos como consultora de pesquisa, intérprete e professora de história. É articuladora política do movimento Mulheres Negras Decidem e compõe a Rede de Historiadorxs Negrxs.
Pesquisa
Thula Pires
Coordenadora da Pesquisa
Thula Pires é professora de Direito Constitucional, com doutorado e mestrado pela PUC-Rio. Além de lecionar na graduação e pós-graduação da PUC-Rio, ela coordena o Programa de Pós-Graduação em Direito e o NIREMA. Foi Professora Visitante Jr. no African Gender Institute, na University of Cape Town. É associada de Criola e integra o Conselho da Anistia Internacional no Brasil.
Pesquisa