A produção dos textos a seguir – breves biografias de indivíduos negros fundamentais para o Brasil – integra o propósito maior do projeto Linha de Cor: reconstruir nossa história por meio de um resgate que privilegia uma perspectiva declaradamente corporificada, uma voz negra.
Os indivíduos escolhidos nos inspiram por razões diversas. Recontamos suas presenças no mundo sob um prisma que entrelaça a singularidade e as marcas deixadas no tecido social, articulando biografia e impacto histórico. Refiro-me, por exemplo, à genialidade criativa, às estratégias de sobrevivência que, tantas vezes, se converteram em feitos coletivos grandiosos. Falaremos de pessoas dotadas de um senso de justiça implacável, que, por isso, se recusaram à conformidade – aguerridas, altivas, inconformadas.
As histórias de luta aqui narradas nos permitem ampliar nossa compreensão sobre os significados de liberdade e dignidade. Conheceremos pessoas que acreditavam na vida e, por isso, criaram – ou se fortaleceram em – espaços de sociabilidade negros por excelência, onde a existência florescia apesar de tudo. Como baobás, há aqueles que sobreviveram a trânsitos forçados, reinventaram a vida em um novo chão e, ainda assim, cresceram com uma força imponente e uma presença que nos toca como sagrada.
São textos sobre indivíduos reais, cujas trajetórias não caberiam em tão poucas páginas. Por serem breves, não se pretendem exaustivos, mas buscam oferecer a quem lê um vislumbre do que significa ser imenso para a História.